Medida do governo brasileiro reduziu alíquota de importação para automóveis híbridos

A Toyota reposicionou o preço do Prius no Brasil, após o decreto do governo federal que reduz a alíquota do imposto de importação para veículos híbridos. O modelo passa a ser vendido por R$ 111 mil.

“Acreditamos que a medida do governo brasileiro em reduzir a alíquota de importação para automóveis híbridos é um importante passo na disseminação dessa tecnologia e segue o caminho percorrido por outros mercados desenvolvidos, como o Japão e os Estados Unidos”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo das divisões comercial e corporativa da Toyota do Brasil.

Trajetória

Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da história, com 4,7 milhões de unidades comercializadas, o que representa 66% dos mais de 7 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados pela Toyota neste período. O modelo é equipado com dois motores, um a gasolina e outro elétrico, e tem potência combinada de 138cv.

No Brasil, a Toyota passou a vender o modelo Prius em janeiro de 2013 e, desde então, 386 unidades foram comercializados.

Prius-SalaoSp-3Prius no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

A Toyota preparou uma atividade inédita para a 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público no dia 30 de outubro. Os fãs da tecnologia híbrida e aqueles que têm curiosidade sobre o assunto poderão dirigir o Prius no estande da marca, com o auxílio de um simulador operado por um dinamômetro. 

O test-drive irá transferir a mesma sensação de direção encontrada ao conduzir o Prius nas ruas. Um grande painel de LED simulará diversas condições de tráfego, tornando a experiência muito próxima da realidade. Além disso, um visor, disposto no canto superior do painel de LED, se abrirá para mostrar o baixo consumo de combustível do modelo.

O silêncio do Prius e seus baixos índices de emissões de poluentes permitiram o funcionamento do motor dentro do Salão do Automóvel, algo que é restrito pela organização do evento. Até 40 km/h, o modelo, que é equipado com um motor elétrico e outro a gasolina, roda exclusivamente utilizando a eletricidade. Em velocidades superiores, os motores funcionam de maneira sincronizada, com o menor uso possível do propulsor a combustão (gasolina).

O Prius ainda regenera a energia gerada pelas frenagens, transformando esse calor em eletricidade que, por sua vez, alimenta as baterias responsáveis pela energia do motor elétrico do modelo.