O RAV4 2019 é um SUV médio de 1.650 kg e 222 cv de potência. Você imagina logo que o consumo é alto, né?! Não no caso do RAV4. Ele chegou ao Brasil apenas na versão Hybrid com 1 motor a gasolina e 3 elétricos, associados a transmissão CVT de 7 marchas simuladas. O RAV4 híbrido faz média de 14 km/l com autonomia de 786 km (cidade). A lista de equipamentos surpreende! Destaque para a tração 4×4 sob demanda e o pacote de tecnologias semi-autônomas. Mas nem tudo é perfeito: mal chegou nas lojas, o preço já subiu!

PREÇO (JUL-2019)

RAV4 S Hybrid – R$ 167.990
RAV4 SX Hybrid – R$ 186.990

CONSUMO

Cidade: 14,3 km/l
Estrada: 12,8 km/l

AUTONOMIA

Cidade: 786 km
Estrada: 704 km

VERSÕES E EQUIPAMENTOS

S Hybrid: de série tem faróis de led com ajuste e acendimento automáticos e luzes diurnas, bancos com revestimento parcial de couro com ventilação, banco do motorista com ajustes elétricos e memórias, chave presencial com partida do motor por botão, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, central multimídia, quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas personalizável e rodas aro 18. Entre os itens de segurança, há controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de reboque, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento de pressão dos pneus e 7 airbags.

SX Hybrid: adiciona aos itens anteriores o teto solar panorâmico com abertura elétrica, carregador de celular por indução e porta-malas com acionamento elétrico e por movimento (passando o pé debaixo do para-choque). O pacote Safety Sense traz mais alertas e frenagem automática de risco de colisão dianteira, alerta para mudança involuntária de faixa, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo.

FICHA TÉCNICA Toyota RAV4 Hybrid 2019

Motor: 2.5 16V a gasolina de 4 cilindros em linha, injeção direta e indireta, ciclo Atkinson + 2 motores elétricos dianteiros + motor elétrico auxiliar traseiro
Cilindrada: 2487 cm³
Combustível: gasolina + baterias Potência: 178 cv @ 5.700 rpm (g) +120 cv (elétricos, sendo até 54 cv no traseiro) = potência combinada de 222 cv
Torque: 22,5 kgfm @ 5.200 rpm + 20,6 +10,2 kgfm (não se somam) 0-100 km/h: 8,1 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Câmbio: CVT de 7 marchas simuladas (continuamente variável e-CVT)
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink double wishbone (t)
Freios: disco ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral elétrica sob demanda
Tamanho: 4,60 m (comp), 1,86 m (larg), 1,69 m (alt)
Entre-eixos: 2,69 m
Vão livre: 18 cm
Ângulo de ataque: 19 graus
Ângulo de saída: 21 graus
Pneus: 225/60 R18
Porta-malas: 580 litros ou 1.690 litros até o teto com bancos rebatidos
Tanque: 55 litros
Peso: 1.650 kg
Reboque sem freio: 750 kg
Emissão de CO²: 96 g/km
Nota do Inmetro: B Classificação na categoria: A (SUV Grande)
Seguro: em média R$ 8 mil